"De mãos dadas com o Servidor"

Institucional > História

História

Contexto histórico da origem do Sindicato
A palavra sindicato tem origem no latim e no grego. Do latim,"sindicus" é denominado: procurador escolhido para defender os direitos de uma corporação"; do grego, "syn-dicos" é aquele que defende a justiça. 

O sindicato está sempre associado à noção de defesa com justiça de uma determinada coletividade. É uma associação estável e permanente de trabalhadores que se unem a partir da constatação de problemas e necessidade comuns. 

A matriz histórica da organização sindical atual surgiu sintonizada com o desenvolvimento industrial, que tem por base "a revolução industrial" na Inglaterra, no final do século XVIII e começo do século XIX. Ali nascia o capitalismo atual e o sindicalismo. Mas se o berço do sindicalismo é industrial, isso não foi limitação a sua expansão para outros setores da economia. Podemos dizer que o sindicalismo é o sistema de organização político-social dos trabalhadores, tanto urbano-industrial como rurais e de serviços. 

Como movimento social o sindicalismo não é estático, está constantemente transformando-se e criando novas formas de organização e ação. 

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ouro Fino/MG
O SINDMOF  foi fundado em maio de 2003. A entidade congrega os servidores municipais de Ouro Fino e tem uma história de luta e conquistas, encampadas através de muita organização. Desde sua criação, o Sindicato vem obtendo vitórias essenciais para a categoria. 

Hoje, coordenado pelas servidoras Silvana Monteiro  e  Rubiara Balestra , o SINDMOF representa mais de 1000 servidores, entre ativos e inativos, dos quais, cerca de 470 são nossos sindicalizados. 
É de fundamental importância do trabalhador estar sempre a par de seus direitos e deveres. Conhecer o papel da entidade de classe já é um grande passo para se emprenhar na luta pela defesa de seu emprego e carreira e conquista de uma sociedade mais justa e igualitária.  

Precisamos mudar muita coisa na relação do Governo com os servidores municipais, respeito e condições de trabalho são faltas graves com o funcionalismo.

Sempre que necessário  denunciaremos os desmandos de qualquer  governo: perseguição aos trabalhadores e assédio moral , falta de investimento nas estruturas de trabalho, equipamentos adequados e salários. 

O orçamento da PMOF deve prever os investimentos necessários para as boas condições de trabalho ao funcionalismo público e como conseqüência uma prestação adequada e digna dos serviços à população.

 
Quem somos
Sindicato é uma entidade que representa uma classe ou categoria profissional. O SINDMOF é a união dos trabalhadores que atuam no Serviço Público Municipal de Ouro Fino. Somos cerca de mais de 1000 mil trabalhadores, sendo que mais da metade estão  na ativa e são sindicalizados. 

A direção eleita legitimamente pelas urnas tem como compromisso principal lutar contra os desmandos e medidas do prefeito que possam de alguma maneira prejudicar  nossos filiados e  demais servidores. 

Por muitos anos, a sede do Sindicato não oferecia a infra-estrutura e as condições que o servidor merece. Afinal, o desconto no seu salário é feito para que você seja bem atendido. E no Espaço do sindicato, o trabalhador da PMOF tem acesso a serviços de todos os tipos e ainda pode bater um papo com velhos amigos. Não deixe de nos  visitar! 

Recepção 
Quando você solicita o serviço de qualquer entidade ou estabelecimento, a expectativa é a de que seja bem atendido em todos os níveis. Esse é o objetivo do serviço do Sindicato dos Servidores Públicos  Municipais de Ouro Fino. 

As Diretoras licenciadas  estão preparadas e prontas para marcar os horários para todos os serviços do sindicato e tirar dúvidas sobre alguns temas importantes para a categoria, como por exemplo,  serviços advocatícios e aposentadorias.

Atendimento da diretoria
O Sindicato é feito por você e para que suas lutas e direitos sejam garantidos. Por isso, os  diretores  adotam  o dinamismo e a humanização como palavra de ordem no acolhimento as demandas dos trabalhadores. Diretores estão presentes no local de trabalho para conhecer as demandas dos trabalhadores e também denunciar desmandos e medidas irregulares da Prefeitura. Mas não pára por ai. Todos os dias, na sede do Sindicato, um diretor está sempre à disposição para esclarecer sobre pendências da categoria ou para receber problemas que o trabalhador enfrente no local de trabalho. Para conversar com um dos diretores, basta vir até a sede do sindicato em horário comercial.
 
Princípios e Objetivos 
A formação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais busca capacitar os trabalhadores e trabalhadoras para a organização e a ação sindical necessárias às conquistas dos seus objetivos. Atua no sentido de despertar consciência de classe e percepção da importância da unidade para a luta. A formação é uma política permanente que vincula-se, ao seu projeto político-sindical e tem como referência resoluções de suas instâncias. Sua formulação, execução e sustentação financeira são de responsabilidade da entidade.

Uma FORMAÇÃO Democrática, Plural e Unitária
A formação deve estimular o debate entre as diversas correntes de opinião presentes no interior do movimento sindical , criando condições necessárias para que as distintas concepções aflorem, se conheçam, se confrontem e busquem na diversidade os elementos de unidade para uma ação unificada e fortalecedora da identidade de classe. 

Unificada e Descentralizada
A formação do sindicato acontece nos diversos momentos da vida cotidiana. Para garantir sua organicidade com os princípios, compromissos,  deliberações e conduzir à apropriação e sistematização do conhecimento pelos sujeitos - educandos, deve ser planejada.

Instrumento de Reflexão Crítica e de Libertação
A formação tem como objetivo contribuir para que os trabalhadores tenham uma visão crítica da realidade concreta, das relações sociais e do mundo em que estão inseridos e se percebam como sujeitos da história: capazes de analisar a realidade, elaborar propostas para a sua transformação e agir coletivamente com convicção e consistência em seus propósitos.

Contra as Discriminações 
A formação deve ser um instrumento objetivo de luta por mudanças de valores culturais e comportamentos que signifiquem a discriminação e exclusão de segmentos sociais determinados por condições gênero, étnico-raciais, do porte de necessidades especiais; e opões sexuais, ideológicas e religiosas. 

Dimensões Política, Cultural e Técnica
A formação abrange as dimensões da educação informal e formal, buscando continuamente o reconhecimento social e institucional do saber acumulado pelos trabalhadores e trabalhadoras, na vida em geral e no trabalho em especial.